Perguntas Mais Frequentes - FAQ

 

O que é o NaturFun?
O portal NaturFun é um sítio internet de promoção e comercialização online de produtos e serviços ambientalmente favoráveis que é economicamente vantajoso para os seus Utilizadores e que tem uma componente de solidariedade social sempre presente. O NaturFun é assim um projecto que intervém nos três eixos essenciais da sustentabilidade: ambiente, economia e sociedade, razão pela qual é considerado um portal Eco Social.
O portal NaturFun foi concebido, é propriedade e uma marca registada da Naturlink – Informação Ambiental, S.A., responsável pelo portal ambiental Naturlink.

Como funciona o NaturFun?
Em termos práticos, os Utilizadores do NaturFun acedem aqui a informação e imagens de cada um dos produtos e serviços a comercializar, realizam as suas encomendas online e efectuam os pagamentos no sistema de pagamentos do portal. Uma vez confirmados os pagamentos, a equipa da portal reencaminha cada uma dessas encomendas para os Fornecedores/Parceiros do NaturFun, os quais, por sua vez, são responsáveis pelo rápido envio dos produtos adquiridos para os consumidores que os encomendaram (tipicamente por correio ou através de uma transportadora). No caso da aquisição de vouchers de desconto, os Fornecedores são notificados pela equipa do portal de qual é a referência (única) do voucher adquirido, a qual deverá ser indicada pelo Utilizador ao Fornecedor no acto de compra a realizar nas instalações do Fornecedor.

Que tipo de produtos e serviços são comercializados através do NaturFun?
O NaturFun é uma plataforma de promoção e comercialização de produtos e serviços ambientalmente relevantes das mais diversas áreas. Esta componente ambiental pode resultar de processos de fabrico ambientalmente amigáveis, de conteúdos que potenciam o conhecimento e sensibilização ambiental dos cidadãos e/ou das vantagens ambientais que resultam do seu usufruto. Também são favorecidos produtos e serviços que contribuam para um desenvolvimento local/regional sustentável, como por exemplo produtos regionais com denominação de origem protegida. A decisão de inclusão de um dado produto ou serviço no catálogo do NaturFun é da responsabilidade da Naturlink – Informação Ambiental, S.A., proprietária e gestora do portal.

Porque são mais baratos os produtos e serviços comercializados através do NaturFun?
Os produtos e serviços comercializados através do NaturFun são por norma mais baratos do que noutros locais devido à redução da “distância” entre produtores e consumidores via NaturFun e/ou a economias de escala. Sem prejudicar os Fornecedores (fazemos questão do contrário), pretende-se proporcionar por sistema aos Utilizadores preços inferiores aos preços de venda ao público vigentes no mercado, devido sobretudo à redução da dimensão da cadeia de comercialização. Adicionalmente, os portes de envio de todos os produtos disponíveis no NaturFun são gratuitos para compras expedidas para Portugal Continental.

Como contribui o NaturFun para causas de solidariedade social?
O portal tem uma componente permanente de responsabilidade social que resulta da oferta pela Naturlink de contribuições monetárias ou em géneros a entidades socialmente interventivas (como, por exemplo, a Associação CAIS, a Fundação AMI, ou as CERCIs). Pela compra de qualquer artigo realizada no portal NaturFun a Naturlink contribui com 0,50 euros ou oferece, por exemplo, 1 litro de leite ou 1 quilo de pão a uma destas instituições (o valor de referência é 0,50 euros). Esta componente é retirada da margem Naturlink da venda dos produtos e serviços no NaturFun sem onerar nem os Utilizadores nem os Fornecedores.

Como podem os utilizadores do NaturFun gerar receitas para si?
O NaturFun possibilita que cada Utilizador gere receitas para si de cada vez que um outro Utilizador que tenha sido recomendado por ele (Referido) efectue uma compra e/ou que cada Fornecedor angariado graças a ele efectue uma venda através do NaturFun. Também aqui a Naturlink partilha parte da sua margem com os Utilizadores que recomendarem com sucesso novos utilizadores e/ou novos Fornecedores, tornando o NaturFun economicamente interessante não só porque os seus preços são mais baixos mas também porque os Utilizadores interventivos e que divulgarem o portal poderão facilmente gerar receitas para si por esta via. Adicionalmente, se um dado Utilizador produzir ou disponibilizar bens e/ou serviços ambientalmente favoráveis que crê possam ser promovidos e comercializados através do NaturFun, poderá contactar a equipa do portal através do e-mail naturfun@naturlink.pt e sugerir a sua inclusão no catálogo do portal de forma a tornar-se também Fornecedor/Parceiro do NaturFun.

Qual a natureza e o montante das receitas que cada utilizador pode gerar para si através do NaturFun?
Cada Utilizador poderá gerar três tipos de receitas através do portal NaturFun:
1-) As receitas mais imediatas que um dado Utilizador poderá gerar através do portal NaturFun resultarão da comercialização dos seus produtos ou serviços através do portal (enquanto Fornecedor/Parceiro), havendo que acertar com a equipa do portal que produtos e serviços serão e quais as suas condições de venda. Os Utilizadores que desejarem propor a comercialização de produtos ou serviços através do portal Naturfun deverão contactar a equipa do portal através do e-mail naturfun@naturlink.pt .
2-) Se um dado Utilizador do NaturFun (pessoa individual ou colectiva) angariar outros Utilizadores (Referidos) para o portal, ser-lhe-á pago 0,50€ (+ IVA) por cada compra efectuada pelos seus Referidos “para sempre”. Esta referenciação poderá ser efectuada automaticamente através da divulgação de links gerados pelo NaturFun quando o Utilizador já fez o login no portal (como por exemplo através da divulgação de um link de um qualquer produto num e-mail ou site) ou através da indicação do e-mail do Referenciador pelos novos Utilizadores no momento do seu registo no portal.  Para Utilizadores que têm uma boa rede de contactos e uma boa presença na internet/redes sociais, esta é uma via interessante de gerar receitas. Só um Utilizador já registado no NaturFun poderá angariar Referidos.
3-) Se um dado Utilizador indicar ao portal Naturfun um contacto pessoal de um responsável de um potencial Fornecedor do portal, ser-lhe-á pago 0,10€ (+ IVA) por cada venda efectuada pelo Parceiro por ele indicado através do Naturfun, independentemente de quem for o comprador e sem restrição temporal. Este contacto pessoal deverá ser passado ao portal Naturfun somente após o potencial Parceiro ter dado autorização ao Utilizador para tal. Não serão consideradas simples sugestões de contactos e entidades sem autorização prévia do potencial Parceiro. As sugestões de Parceiros previamente contactados deverão ser enviadas para o e-mail naturfun@naturlink.pt  .
Todos os tipos de receitas indicados em cima são cumulativos. Os valores gerados pelo Utilizador através da angariação de Referidos e de Fornecedores estão disponíveis e indicados em tempo real na área pessoal do Utilizador no portal Naturfun, uma vez efectuado o respectivo login, na secção Minha Conta>Receitas e Referidos.

Como é efectuado o pagamento das receitas que são devidas aos Utilizadores?
A Naturlink efectuará mensalmente os pagamentos que serão devidos a cada Utilizador/Parceiro em função das vendas realizadas no portal Naturfun (pontos 1, 2 e 3 das receitas indicadas em cima), desde que o valor acumulado e por pagar no final de um dado mês seja igual ou superior a 20 euros (valor líquido de IVA). Para tal, o Utilizador deverá enviar à Naturlink o respectivo documento contabilístico de quitação (factura ou “recibo verde”), emitido em nome de Naturlink – Informação Ambiental, S.A., cujo número de pessoa colectiva é 504857339, e cuja morada é Rua Robalo Gouveia, 1-1ºA, 1900-392 Lisboa, 20 dias após o final do mês em causa (para atender a eventuais devoluções de produtos que poderão decorrer durante esse período).

Que garantias existem de que a receitas devidas aos Utilizadores, Fornecedores e Instituições de Solidariedade Social estão correctas e são devidamente pagas?
Para além da garantia institucional da Naturlink, proprietária do portal NaturFun, o sistema de partilha de receitas do portal NaturFun é permanentemente seguido e auditado pela SATIVA, entidade independente de controlo e certificação.

Como se realizam as encomendas no portal NaturFun?
Para a realização de compras através do portal Naturfun deverá registar-se como Utilizador preenchendo o formulário disponível online. Depois de registado, basta inserir no cesto de compras virtual todos os artigos que pretender adquirir. Deverá seguir todos os passos da compra para que a mesma fique finalizada com sucesso.

Que modalidades de pagamento seguro podem ser escolhidas nas compras realizadas através do NaturFun?
O portal NaturFun aceita e disponibiliza as seguintes modalidades de pagamento seguro para os seus Utilizadores:
- Cheques bancários ou vales postais, os quais deverão ser emitidos à ordem de Naturlink, S.A., e enviados para a morada: Rua Robalo Gouveia, 1-1ºA, 1900-392 Lisboa. Os pagamentos por cheque só são considerados efectivos após boa cobrança.
- Transferências ou depósitos bancários, os quais deverão ser realizados na conta da Naturlink cujo NIB é o seguinte: 003800520103115777161 . Uma vez realizados os depósitos ou transferências, os Utilizadores deverão enviar o respectivo comprovativo bancário por e-mail (para naturfun@naturlink.pt ) ou por fax (para 217991119), para que possamos rapidamente identificar e confirmar os pagamentos realizados.
- Multibanco. Se o Utilizador optar por realizar o pagamento através desta modalidade, ser-lhe-á enviada uma referência multibanco única por encomenda para proceder ao respectivo pagamento. Ainda que seja sempre conveniente que o Utilizador guarde o comprovativo de pagamento, a referência multibanco permite ao portal Naturfun identificar univocamente o pagamento da encomenda em causa.
- Cartão de crédito, recorrendo à plataforma de pagamento online seguro da PayPal.
- Conta PayPal.
Não são aceites pagamentos à cobrança, salvo indicação expressa em contrário e as encomendas só serão enviadas para os Parceiros fornecedores após a confirmação do pagamento dos produtos e/ou serviços encomendados à Naturlink.

Como são realizadas as entregas dos produtos?
As entregas dos produtos adquiridos através do portal Naturfun são da responsabilidade das entidades Parceiras que os fornecem e que são indicadas em cada caso nas fichas dos produtos, sendo realizadas mais frequentemente através dos CTT e entidades transportadoras. Deste modo, se o Utilizador efectuar uma encomenda de diversos produtos fornecidos por diferentes Parceiros receberá cada produto separadamente e, muito provavelmente, em diferentes momentos. O portal Naturfun compromete-se a transmitir as encomendas aos Parceiros com a maior brevidade possível. Os prazos de entrega constantes nas fichas dos produtos devem ser considerados como indicativos.

Qual é a política de cobrança de portes de envio do NaturFun?
Os portes de envio dos produtos comercializados através do portal NaturFun são gratuitos para os Utilizadores residentes em Portugal continental, salvo indicação expressa em contrário. Os portes de envio para Utilizadores residentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira são indicados no processo de encomenda; se tal indicação não existir, tal implica que os portes de envio para os Açores e para a Madeira são igualmente gratuitos para os produtos em causa. Os portes de envio para fora de território Português serão objecto de consulta caso a caso.

Qual é a política de cancelamento, troca e devoluções de encomendas do portal NaturFun?
O Utilizador poderá cancelar a sua encomenda em qualquer momento até à entrega da mesma, com direito ao reembolso de todas as quantias pagas. A partir da recepção da encomenda pelo Utilizador, este poderá exercer o seu direito de livre resolução nos termos legalmente previstos e abaixo indicados.
Todas os produtos e serviços que constam do catálogo do NaturFun têm stock limitado e exclusivo para comercialização online. Em caso de indisponibilidade do produto e/ou ruptura de stock, o Utilizador será informado do cancelamento parcial ou total da sua encomenda com direito ao reembolso da respectiva quantia paga.
No âmbito da sua Política de Satisfação ao Utilizador, e nos termos legais aplicáveis, o portal NaturFun possibilita a troca ou devolução (resolução do contrato) de artigos, no prazo de 15 dias a contar da data da sua recepção pelo Utilizador, sem pagamento de indemnização. Para tal, o Utilizador deverá comunicar a sua intenção por escrito, via e-mail (para naturfun@naturlink.pt ) ou por carta (para Portal NaturFun, Rua Robalo Gouveia, 1-1ºA, 1900-392 Lisboa). Os artigos deverão ser devolvidos no prazo de 15 dias após a sua recepção acompanhados da sua factura/recibo original.
Os artigos não deverão ser devolvidos sem contacto prévio pois os mesmos não serão recepcionados.
A devolução e a troca de artigos deverá respeitar as seguintes condições:
•    Restituição dos artigos em bom estado, com embalagem original completa e acompanhados do respectivo talão ou factura.
•    CDs, DVDs e Software em celofane original selado e com selo IGAC intacto.
•    Não são aceites trocas ou devoluções de telemóveis de operador, auriculares, baterias, pilhas, cartões de memória, discos externos, tinteiros ou tonners, salvo falta de conformidade.
•    Não são aceites trocas ou devoluções de bilhetes de eventos culturais ou espectáculos (nacionais ou internacionais).
•    Não se aceitam trocas de artigos personalizados de acordo com especificações do Utilizador.
Após contacto com o NaturFun e lhe serem dadas as indicações de devolução, poderá enviar-nos o artigo devidamente acondicionado, com embalagem original para a seguinte morada: Portal Naturfun, Rua Robalo Gouveia, 1-1ºA, 1900-392 Lisboa, Portugal. Todos os artigos serão verificados à chegada ao nosso serviço e só serão aceites para troca ou devolução aqueles que respeitarem as condições de devolução.
Se optar pela devolução do valor informamos que:
•    O reembolso é efectuado pelo mesmo meio de pagamento ou em crédito de desconto de igual valor para a aquisição de outros produtos e/ou serviços no portal NaturFun, de acordo com a vontade manifestada pelo Utilizador. No caso de pagamento por transferência bancária ou multibanco, solicitamos que nos faculte o NIB da sua conta bancária para podermos fazer a devolução de uma forma mais rápida.
•    Na eventualidade de ter recebido artigos danificados ou com problemas técnicos, ou no caso da sua encomenda ter sido trocada, o portal NaturFun reembolsará o Utilizador dos custos de envio dos produtos devolvidos.

O que é o Clube Naturlink?
O “Clube Naturlink” é um sistema de fidelização e benefícios criado pela Naturlink que permite aos seus aderentes comprar ainda mais barato no NaturFun. Apesar dos produtos e serviços promovidos e comercializados através do portal NaturFun serem por norma mais baratos aqui do que noutros pontos de venda, a adesão ao Clube Naturlink proporciona a todos os seus aderentes a possibilidade de acederem a um 2º nível de promoção, podendo adquirir produtos e/ou serviços no portal NaturFun a preços permanentemente mais baixos do que os utilizadores não-aderentes.
A adesão ao Clube Naturlink implica o pagamento de uma anuidade de 10,00 euros (valor com IVA incluído), momento a partir do qual os seus aderentes beneficiarão de condições inequivocamente vantajosas para a realização de quaisquer compras no portal NaturFun, tornando pouco menos que imediata a recuperação do valor investido na anuidade.
Apesar destes descontos adicionais, qualquer compra realizada pelos aderentes ao Clube Naturlink no portal NaturFun implica igualmente a contribuição de 0,50 euros por item adquirido pela Naturlink, S.A., para um projeto de intervenção social, tal como sucede com as compras realizadas por não-aderentes ao Clube Naturlink. A própria aquisição da anuidade do Clube Naturlink é equiparada à compra de um qualquer produto disponível no NaturFun e implica igualmente a contribuição de 0,50 euros para esse fim.
A adesão ao Clube Naturlink pressupõe a concordância com o respetivo regulamento.