Características do Livro:


Descrição:

A química bioinorgânica é uma área interdisciplinar entre a química inorgânica, a bioquímica clássica e a geoquímica, que tem vindo a contribuir para a compreensão de vários aspectos ligados à vida e à evolução dos seres vivos. São também relevantes para a química bioinorgânica algumas questões ambientais e relacionadas com a saúde, associadas às funções e efeitos que os elementos químicos têm nos seres vivos, e nos seus componentes estruturais. Este é o tema do presente livro, com o qual se pretende contribuir para colmatar a lacuna de obras em língua portuguesa, que são em número muito reduzido. Sublinhe-se o interesse destes temas para a medicina, na medida em que existem várias patologias e disfunções associadas à falta de regulação dos níveis de iões de metais no corpo humano.

A maioria dos livros de química bioinorgânica são obras de âmbito restrito. Ou são centrados em apenas um, ou num número reduzido de elementos químicos, ou se interessam apenas por algumas das funções e dos efeitos dos elementos químicos nos seres vivos. São livros úteis para investigadores especializados, mas pouco adequados para os estudantes que se iniciam nesta área.

Pelo contrário, o presente livro aborda de forma abrangente o papel e a função dos elementos químicos nos organismos vivos. A obra beneficia, por outro lado, da experiência dos autores na docência destas matérias, em Portugal e no Brasil, para estudantes em anos finais da graduação e na pós graduação. Desta experiência resulta em parte o valor didáctico desta obra.

"A obra “Os Elementos Químicos e a Vida” vem indiscutivelmente preencher uma lacuna na bibliografia em língua portuguesa sobre este tema, apresentando uma visão geral do assunto, acompanhada por exemplos interessantes e que certamente despertarão a curiosidade do leitor, seja ele um especialista ou um estudante."

Miguel Sepúlveda Teixeira
Instituto de Tecnologia Química e Biológica,
Universidade Nova de Lisboa


"Esta obra vem colmatar uma lacuna nesta área científica. O livro está extremamente claro, escrito numa linguagem que o torna bastante acessível para um público geral (obviamente, com um mínimo de formação científica). Foi um prazer ler este texto, que considero excelente, e espero que muito em breve possa estar disponível no mercado. Logo que tal aconteça, ele será escolhido como livro recomendado para as disciplinas desta área científica."

Maria Madalena Ramos Araújo Humanes
Departamento de Química e Bioquímica,
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa


"Foi com muito agrado e interesse que li este texto. De facto, entendo que o tema que aborda, papel e função dos elementos químicos nos organismos vivos, é uma das mais interessantes áreas da Química e proporciona uma oportunidade de aprofundar as interfaces existentes entre a Química e a Biologia. Em particular, tem também muito interesse para a Medicina na medida em que existem inúmeras patologias e disfunções associadas com a não regulação dos níveis de iões de metais no corpo humano."

Maria da Conceição Rangel
Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar,
Universidade do Porto


Índice:

I A VIDA: SUAS CARACTERÍSTICAS GERAIS, ORIGEM E ESTRUTURAS BÁSICAS
   1. A Vida: Algumas Considerações

II QUESTÕES BÁSICAS DA QUÍMICA RELACIONADAS COM A BIOLOGIA
   2. Alguns Aspectos da Química Biológica

III AS FUNÇÕES DOS VÁRIOS ELEMENTOS QUÍMICOS EM BIOLOGIA
   3. As Razões da Escolha dos Elemntos Químicos pelos Organismos Vivos
   4. Metais sem Actividade de Oxidação-Redução
   5. Metais com Actividade de Oxidação-Redução
   6. Não-Metais sem Actividade de Oxidação-Redução
   7. Não-Metais com Actividade de Oxidação-Redução

IV INTEGRAÇÃO E INTERACÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS NOS ORGANISMOS VIVOS
   8. Alguns Aspectos Específicos das Metalobiomoléculas
   9. Biomineralização
   10. Os Elementos Químicos e a Evolução: Comentários Finais


Notas biográficas dos Autores:

J. J. R. FRAÚSTO DA SILVA, nascido em Tomar, engenheiro químico pelo IST, doutorado pela Universidade de Oxford e também pela Universidade Técnica de Lisboa, Professor Catedrático Jubilado daquele Instituto, do qual foi Director, Reitor Fundador da Universidade Nova de Lisboa, membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa, Professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor e Director eleito do Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, «Fellow» da Royal Society of Chemistry inglesa, cientista de reputação internacional com mais de 200 artigos publicados, vários manuais pedagógicos, 10 patentes e seis livros editados pela Oxford University Press, pela Clarendon Press e pela Elsevier (em colaboração com R.J.P. Williams), elogiados pela crítica mundial e adoptados nas melhores universidades e instituições como a NASA, tem um curriculum notável que se torna difícil resumir. Foi Director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação, Presidente do Instituto Nacional de Administração, Ministro da Educação do 8º Governo Constitucional, Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém e Conselheiro de Estado de 1988 a 1996. Foi agraciado com o Prémio Boa Esperança da Fundação para a Ciência e Tecnologia, doutoramentos Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa (Química) e Universidade de Macau (Administração Pública), medalhas e condecorações, entre as quais a medalha «Pedro Ernesto» da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a medalha de Grau Ouro da Câmara Municipal de Oeiras, o Grau de Grande Oficial da Instrução Pública (1973), o de Grande Oficial do Infante D. Henrique (1989), o elevado grau de Oficial da Legião de Honra da República Francesa, para além de homenagens como a publicação de um número de 400 páginas que lhe foi totalmente dedicado pela revista «Inorganica Chimica Acta» como um dos «Protagonists in Chemistry» a nível internacional.


JOSÉ ARMANDO LUÍSA DA SILVA nasceu em Faro. Tem a Licenciatura em Engenharia Química, ramo Química e Processos, pelo Instituto Superior Técnico (IST), Doutoramento e Agregação em Química pela mesma instituição. É docente no IST sendo responsável pela cadeira de Química Bioinorgânica. Foi professor convidado durante dois semestres em 99/00 e 00/01 na Universidade Estadual de Maringá, no Brasil, para leccionar aulas de Química Bioinorgânica no curso de Mestrado em Química. Tem quatro dezenas de artigos em publicações portuguesas e internacionais, algumas patentes, incluindo duas internacionais e é co-autor do livro «A Química Inorgânica do Cérebro Cérebro – os Elementos Químicos e o Sistema Nervoso Central». Actualmente a sua investigação situase nos domínios do papel dos elementos químicos nos seres vivos, na química pré-biótica e da catálise usando modelos miméticos dos sistemas biológicos.


Outras:

Autoria: J.J. Fraústo da Silva e José Armando L. da Silva

Editora: IST Press

Ano: 2011 (1ª edição)

Número de páginas: 276

Idioma: Português

Dimensões: 18,2 cm × 23,5 cm


Tempo médio de envio: 5 dias

Fazer um comentário

O seu Nome:


O seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Mau           Bom

Escreva o código da imagem: