Características do Livro:


Sinopse:

Peixes de Portugal é o primeiro álbum de divulgação científica na área da Ictiologia a apresentar ao público português uma lista de todas as espécies de peixes existentes no nosso país – mesmo as que são conhecidas a partir de um número muito reduzido de exemplares –, pretendendo corresponder ao crescente interesse e fascínio em torno do mar e do ambiente marinho, quer por parte de cientistas, quer do público em geral.

Da autoria de Maria José Costa, consagrada ictiologista, esta obra – com magníficas aguarelas de Pedro Salgado e fotografias de Emanuel Gonçalves a convidar à imersão no paraíso – é principalmente um atlas, embora também possa e deva servir como um guia para identificação das famílias dos peixes de Portugal e das respectivas características, e para iniciação de alunos e de outros interessados.


Sobre os Autores:

- Texto: Maria José Costa, é Professora Catedrática reformada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUP), é atualmente investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Foi Vice-Presidente do Instituto Nacional de Investigação das Pescas e Presidente do Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Directora do Centro de Oceanografia, Membro do Conselho Científico das Ciências do Mar e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais. Tem 156 publicações em revistas científicas internacionais e 3360 citações dos seus trabalhos. Publicou vários capítulos de livros científicos internacionais e um livro e vários capítulos de divulgação científica, bem como artigos em revistas e jornais. Foi e é revisora científica de várias revistas científicas internacionais. É presidente da AMONET - Associação de Mulheres Cientistas e foi uma das 100 cientistas homenageadas pelo Ciência Viva no Dia da Mulher.

- Fotogafia: Emanuel Gonçalves,licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1990 e doutorou-se em Ecologia e Biossistemática na mesma universidade em 1997. É Professor Associado no ISPA – Instituto Universitário. É administrador da Fundação Oceano Azul e vice-diretor do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. É autor ou co-autor de mais de 80 publicações científicas em revistas internacionais e de mais de uma centena de comunicações em congressos nacionais e internacionais. É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e tem na fotografia subaquática o seu principal hobby e também uma importante ferramenta de trabalho científico e de promoção da conservação marinha.

- Aguarelas e Coordenação da Ilustração: Pedro Salgado, formou-se em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1984), e em Ilustração Científica na University of California S. C. (1988, bolseiro Fulbright). Premiado a nível internacional em diversas ocasiões, destacam-se o 1º lugar no World Congress of Biomedical Communication (EUA, 1994) e o 1º lugar no Concurso Internacional Ilustraciencia 2017. Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa desde 2001. Leccionou Ilustração Científica em cinco mestrados e em mais de uma centena de workshops por todo o país e no estrangeiro. Impulsionou a formação da nova geração de ilustradores científicos em Portugal nos últimos trinta anos.

 
Outras:

Editora: Edições Afrontamento

Ano: 2018

Tipo de capa: dura

Número de páginas: 468

Dimensões: 296 x 309 x 23 mm

Idioma: Português


Tempo médio de envio: 5 dias

Fazer um comentário

O seu Nome:


O seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Mau           Bom

Escreva o código da imagem: