Características do Livro:


Sinopse:

A Península Ibérica encerra uma fauna mamalógica única, destacando-se no contexto europeu e a nível mundial. As influências do «velho continente» e a proximidade de África possibilitam a ocorrência de uma grande diversidade de mamíferos neste extremo sudoeste da Europa, ladeado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.

Fruto de um extenso e sistemático trabalho de compilação e investigação levado a cabo por vários investigadores da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, que contou com a voluntária colaboração de alguns investigadores e instituições ibéricas, foi possível publicar este Atlas dos Pelos dos Mamíferos Terrestres Ibéricos que é uma ferramenta valiosa em trabalhos de investigação em Biologia, Ecologia, Ciências Forenses e mesmo em Comunicação e Divulgação de Ciência e Educação Ambiental.

Elaborado com enorme rigor científico e devidamente ilustrado, este Atlas vem complementar os clássicos "Hair of west European mammals" de Teerink (1991) e "SEM – Atlas on the hair cuticle structure of central european mammals" de Meyer, Hulman & Seger (2002), tantas vezes utilizados pelos mamólogos ibéricos e europeus. Esperemos assim que a utilidade desta obra ultrapasse a Península Ibérica e que a mesma se torne uma referência internacional nesta temática tão interessante e apaixonante que é o estudo dos Mamíferos.


Sobre os Autores:

- Ana Margarida Valente: Bióloga pela Universidade de Aveiro. Mestre em Ecologia Aplicada pela mesma instituição. Começou a sua carreira académica a trabalhar na identificação taxonómica através dos pelos, tendo seguido pela área de conservação e gestão de vida selvagem. É bolseira de investigação na Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro.

- Rita Gomes Rocha: Bióloga, Doutora em Biologia pela Universidade de Aveiro. Atualmente é Investigadora de Pós-Doutoramento no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil, onde atua nas áreas de Mastozoologia, Biologia Evolutiva e Genética Animal. É também colaboradora da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro, onde realizou Pós-Doutoramento de 2011 a 2013.

- Elena Lozano: Bióloga. É Professora de Biologia e Inglês do Ensino Secundário em Guadalajara, Espanha. Em 2007/2008 realizou um intercâmbio internacional ao abrigo do programa ERASMUS, tendo colaborado com a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro, e dado um grande contributo para a presente obra.

- Joaquim Pedro Ferreira: Biólogo. Mestre em Gestão dos Recursos Biológicos e Doutorado em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é investigador de Pós-Doutoramento em Comunicação de Ciência na Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro. É co-autor de mais de uma dezena de livros sobre o património natural e rural de Portugal, e co-autor e realizador de documentários e pequenos filmes.

- Carlos Fonseca: Biólogo e Mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra. Doutor em Biologia pela Universidade de Aveiro. É atualmente Professor Associado com Agregação no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, onde leciona as disciplinas de Biologia de Campo, Mamíferos de Portugal e Gestão e Conservação de Recursos Silvestres. Coordena a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia e CESAM da Universidade de Aveiro, que integra mais de 30 alunos, bolseiros, investigadores e colaboradores, com trabalhos a decorrer em Portugal, Espanha, E.U.A, Brasil, Bolívia, Moçambique, entre outros.


Outras:

Editora: Edições Afrontamento

Ano: 2015

Tipo de capa: mole

Número de páginas: 192

Dimensões: 211 x 238 x 12 mm

Idioma: Português


Tempo médio de envio: 5 dias

Fazer um comentário

O seu Nome:


O seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Mau           Bom

Escreva o código da imagem: