APAE - Assoc. Port. dos Peritos Avaliadores de Engenharia

APAE - Assoc. Port. dos Peritos Avaliadores de Engenharia

 Associação Portuguesa dos Peritos Avaliadores de Engenharia (APAE), foi fundada em 22 de Novembro de 1991, por um grupo de Engenheiros Avaliadores tendo como objectivo a melhoria da prática da Avaliação e a dignificação profissional dos Peritos Avaliadores.


Actualmente, com quase 1000 membros individuais e colectivos, a APAE é hoje uma realidade em todo o território nacional. Desde a sua fundação, a APAE desenvolve uma vasta gama de acções, entre as quais:

- Actualização da teoria e da prática nos vários domínios das Avaliações, na óptica da formação contínua, nomeadamente através de debates, sessões de trabalho, seminários, intervenções dos seus Sócios como docentes em cursos superiores de Avaliação e também com a organização do 1.º e 2.º Congressos Nacionais de Avaliação no Imobiliário, realizados em 1996 e 1998 e do Congresso Internacional em 2000, que tiveram a presença de um elevado número de profissionais do sector.
 
- Difusão de conceitos e práticas da Ética e Deontologia dos Avaliadores através de documentação vária de Associados da APAE, de publicações da responsabilidade de APAE, como o Boletim e o livro do 1.º e 2.º Congressos Nacionais de Avaliação no Imobiliário.
 
- Difusão das melhores práticas no domínio das Avaliações, a nível nacional e internacional, em particular pela integração da APAE em organizações especializadas internacionais bem como pela difusão da evolução dos International Standards.
 
- Colaboração na organização em Portugal de Simpósios Internacionais, como, por exemplo, o Symposium 2005 da EuroExpert, em Lisboa, em Novembro de 2005.

- Criação de condições para a competitividade dos Avaliadores portugueses no mercado interno e no mercado internacional, em particular nas condições que vierem a resultar quer da globalização quer da Directiva da UE sobre os Serviços quer da entrada em vigor de Basileia II e do Acordo de Bolonha.

- Difusão das tendências e das práticas das RAD (Resolução Alternativa de Disputas: arbitragem, mediação negocial).
 
- Integração em Comissões de Reforma Tributária ou desta resultante (CNAPU) e colaboração com entidades oficiais e outras ONGs em trabalhos de organização e regulação das actividades de Avaliadores e Peritos, bem como de actividades com elas conexas.
 
- Colaboração e parceria com estabelecimentos de ensino superior, na criação de cursos de Avaliação. E também com as Ordens Profissionais cujos membros exercem a actividade de Avaliação, visando em particular a criação das respectivas Especializações.
 
- Estabelecimento do estatuto de membro de acordo com as várias categorias previstas em regulamento próprio.

- Aumento permanente da credibilidade e fiabilidade dos serviços prestados pelo Avaliador, elevando a sua qualidade técnico-profissional e incentivando o seu rigoroso comportamento ético e deontológico, bem como preparando a sua certificação ou acreditação, de forma transparente e idónea.

 

Não há produtos para listar.