Características do Livro:
Sinopse:
Na sabedoria popular consta uma longa lista de espécies de plantas silvestres usadas para fins alimentares, quer em substituição ou complemento das plantas hortícolas quer como condimento, e para fins medicinais.
Os usos condimentares e medicinais encontram-se melhor documentados, mas o mesmo não se verifica no caso das ervas espontâneas directamente comestíveis pelas suas folhas, flores, talos ou rebentos.
Este livro é um contributo para colmatar a lacuna existente e dirige-se especialmente a quem busca uma alimentação mais natural, ajudando na identificação das ervas silvestres comestíveis e dando várias sugestões de propostas gastronómicas.
Para além do grande número de fotografias que apresenta, as ilustrações artísticas de Isabel Alegria exploram o lado estético destas ervas consideradas como daninhas, revelando a sua beleza e constituindo mais um contributo para mudar o nosso olhar sobre toda a Natureza que nos rodeia.
O guia está dividido em 3 secções principais: (1) Ervas Silvestres Comestíveis, (2) Ervas Venenosas e (3) Receitas.
Para cada planta inclui pelo menos uma foto, é apresentada uma breve descrição botânica/morfológica, são indicados os seus usos culinários, eventuais partes da planta com algum grau de toxicidade e propriedades nutricionais relevantes.
As ervas silvestres comestíveis são um recurso generoso da Natureza com inúmeras potencialidades e há muito por explorar!
Outras:
Autoria: Alexandra Azevedo (texto), Isabel Alegria (ilustrações)
Editora: Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Ano: 2015
Tipo de capa: mole
Número de páginas: 72
Dimensões: 19 cm x 10,4 cm
Idioma: Português
Tempo médio de envio: 5 dias